Get Adobe Flash player

 

Conhecer as emoções e saber lidar com elas é o caminho para o bem-estar
Seguidamente o Diretor do Agrupamento, Dr. António Figueiredo, deu as boas-vindas aos convidados, lançando a série de intervenções que deram testemunho dos resultados alcançados neste Projeto, salientando que o "Clube de Inteligência Emocional na Escola e o Programa MQ – Aprender a Ser Feliz se constitui como algo de transformante e uma oportunidade para ajudar os alunos a conhecerem-se melhor, a saberem lidar com as suas emoções e a dos outros, no fundo, a serem mais felizes".

Isidro Figueiredo, Vereador da Educação, Ambiente e Associativismo da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis elogiou o trabalho desenvolvido no âmbito deste Projeto salientando "a sua importância para o bem-estar dos alunos e obtenção de sucesso escolar".

Educar para la plenitud de la vida

"Educar para la plenitud de la vida" foi o tema da palestra proferida pela Professora Doutora Mireia Cabero Jounou, membro do GROP (Grup de Recerca en Orientació Psicopedagógica) da Universidade de Barcelona.
Numa alocução clara e cativante, Mireia Jounou fez um abordagem ao conceito de inteligência salientando a existência de inteligências múltiplas tal como preconiza Howard Gardner até ao conceito de inteligência emocional defendido por P. Salovey e J. Mayer, como sendo o "conjunto de habilidades que hipoteticamente contribuem para uma detalhada avaliação e expressão emocional; na regulação emocional em si mesmo e nos outros, e no uso das emoções para motivar, planificar e alcançar objetivos na vida".
Referiu ainda o trabalho desenvolvido pelo GROP, um grupo da vizinha Espanha que investiga a educação emocional e cujos objetivos são, entre outros, adquirir um melhor conhecimento das próprias emoções; identificar as emoções dos outros, desenvolver a habilidade para regular as próprias emoções e prevenir os efeitos nocivos das emoções negativas.
Testemunhos ilustram a importância do Projeto para os alunos
Os resultados alcançados pelo trabalho desenvolvido no Projeto Clube de Inteligência Emocional na escola foram dados a conhecer aos participantes nestas Jornadas mediante os vários testemunhos proferidos por 4 alunos que frequentam o referido clube no presente ano lectivo.
Os testemunhos ouvidos bem como todos os que foram lidos na íntegra pela Professora Irene Pina, membro da Comissão Organizadora destas 1ªs Jornadas, evidenciam aspetos comuns: o Projeto foi muito importante para os discentes, ajudou-os a conhecerem as suas emoções e a saberem lidar com elas tal como com as dos outros, mudaram as suas atitudes, conseguem concentrar-se mais, obtém melhores resultados escolares e sentem-se mais felizes, especiais e únicos.
O desejo é que este Projeto possa estender-se a outros alunos de todas as escolas do país.