Get Adobe Flash player

A cerimónia teve inicio com a intervenção do Diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva e da escola sede do ProjetoCIEE – Aprender a ser Feliz ®, Dr. António Figueiredo, que referiu ter aceite o desfio proposto em 2010 pela mentora do Projeto, sendo possível verificar ao longo destes anos que o "Clube de Inteligência Emocional na Escola e o Programa MQ – Aprender a Ser Feliz se constitui como algo de transformante e uma oportunidade para ajudar os alunos a conhecerem-se melhor, a saberem lidar com as suas emoções e a dos outros, no fundo, a serem mais felizes".

Salientou ainda que "educar a inteligência emocional é indispensável para o saudável e harmonioso crescimento dos nossos jovens, ajudando-os a dominarem as habilidades emocionais para o seu desenvolvimento evolutivo e sócio-emocional". Os efeitos são visíveis. Os alunos "sentem-se acolhidos e melhor integrados, o que se traduz numa assinalável redução do barulho, dos conflitos e da violência, bem como na diminuição da dor face ao stress e aos problemas diários e ainda no incremento da autoestima e em resultados escolares mais positivos".

O Diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva evidenciou ainda que "Esta é a matriz que caracteriza este Agrupamento, a de acolher iniciativas e projetos inovadores que se revistam de real importância para a escola e para os alunos e que contribuam de forma inquestionável para a sua auto-estima, autoconfiança e motivação."

Seguidamente interveio a Profª Dr.ª Anabela Pereira, Presidente da Comissão Científica do Projeto. Iniciou a intervenção saudando a Mentora do Projeto, salientando que a Dr.ª Manuela Queirós é "uma inspiração para todos nós docentes e investigadores".